O que te dizem as palavras?

No outro dia ouvia pela primeira vez uma música de Bongeziwe Mabandla, um Cantor Sul-Africano que canta as suas músicas em Xhosa e que está a ter imenso sucesso e a levar a cultura e os sons tradicionais deste grande país a todo mundo, de forma inteligente e contemporânea.

Esta música chama-se Wena e por acaso, uma das poucas palavras deste dialecto, com a qual estou familiarizada desde pequena.

Wena, significa "Tu", no entanto também pode ser usada em algumas situações como "Tu próprio".

E ao ouvir esta música, deixando-me envolver pela melodia, pelos seu ritmo e pela sua voz maravilhosa, fez-me pensar, não com a cabeça mas com o coração, no que aquela pequena palavra tinha em si de tanto significado e profundidade...

Quando uma palavra pode ser usada para falar de outra pessoa, mas ao mesmo tempo ser usada como uma chamada de atenção para essa pessoa olhar e se observar a si mesma; essa palavra carrega em si sabedoria, uma chamada de atenção. Essa palavra vem-te pedir para que pares e te observes. Que não fales do outro, sem te esqueceres de ti. Vem-te pedir para não julgares.

Wena, ficou para mim como a palavra que serve para UNIR


Ironicamente, vem dum dialecto falado num País que tanto sofreu e sofre com a divisão com base na raça, política e religião. O mesmo País que viu nascer alguns dos nomes mais importantes dos direitos humanos, e  foi a mesma palavra que me fez perceber que não existe TU sem EU.

Wena, fez-me perceber as falsas divisões que criamos, quando pensamos em nós e nos outros, como seres individuais e diferentes. Sim podemos ser diferentes no tipo de personalidade que criamos e na forma como escolhemos Agir, baseados nas nossas crenças ...
Podemos ser diferentes, mas no fundo, e tirando toda a imagem que criamos de nós, vendo com os olhos da alma e com consciência, tirando tudo o que nos condiciona e sabendo que temos toda a capacidade para sermos quem escolhemos, a verdade é que somos todos IGUAIS.

Sofremos as mesmas dores, os mesmos medos, as mesmas alegrias. Sentimos angústia, raiva, compartilhamos sonhos e ambições e somos feitos da mesma matéria. E sabemos que um dia essa matéria deixará de existir, deixando para trás a nossa memória nas pessoas que nos amam.

Por isso decidi para mim mesma que está na hora de parar com falsas divisões, julgamentos que nos separam. Decidi que está na hora de nos ligarmos mais ao outro, e acima de tudo que quando falar em ti, irei primeiro lembrar-me de mim e perceber de forma consciente que é muito mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa.

Que 2019 seja um ano de UNIÃO e AMOR.


Hey Wena!


Comentários

Mensagens populares